Formulário de Inscrição – Incubadora de Inovações Tecnológicas Caro Empreendedor, Você está tendo acesso ao formulário de inscrição da Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR – Campus Medianeira, o instrumento que é a porta de entrada para o nosso programa de incubação de empreendimentos. Ele é a peça central do nosso processo seletivo e por isso temos algumas recomendações para que você consiga apresentar seu projeto da melhor maneira possível e, com isso, ser aprovado nas etapas de seleção: A utilização deste formulário padronizado é OBRIGATÓRIA. É nele que você vai apresentar o que queremos saber sobre seu empreendimento ou ideia de negócio. Todos os campos possuem orientações sobre o que deve ser abordado em cada tópico. Portanto, atente-se a isso e procure refletir e responder a todos os pontos. Este formulário se baseia em duas ferramentas muito conhecidas de planejamento de novos empreendimentos: Plano de Negócios e Business Model Canvas. Assim, recomendamos que, antes de iniciar o preenchimento, procure conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas. Temos uma capacitação sobre esses temas, completa e gratuita, que você pode acessar clicando aqui; A determinação se o seu projeto ou empreendimento selecionado ocupará uma vaga no Nível 1 ou no Nível 2 independe da nota, mas sim do estágio de maturidade do projeto/empreendimento, conforme apresentado no campo PLANO DE NEGÓCIOS do formulário de inscrição e após apresentação à banca de avaliação. Como está previsto em nosso processo seletivo, caso seja de seu interesse é possível agendar um horário com nossa equipe de gestão para conversar a respeito da sua ideia de negócio e também esclarecer eventuais dúvidas sobre este formulário.Identificação do Empreendimento/ProjetoNome do Empreendimento/Projeto *Razão Social (Caso exista)0 / 18Número de Inscrição no CNPJ (Caso exista)0 / 18Telefone *0 / 13Endereço de E-mail *Identificação do EmpreendedorPERFIL DOS EMPREENDEDORES Insira as informações solicitadas dos sócios do empreendimento/projeto:Nome do sócio responsável *Ocupação atual *Formação superior e/ou técnica (concluídas e/ou em curso). Informe o nome do curso, instituição e ano de conclusão: *Experiências profissionais e/ou acadêmicas (principalmente aquelas relacionadas ao negócio, em cargos de gestão e/ou como empreendedor): *Participação em programas de inovação, tais como hackathons, ideathons, Startup Weekend, Startup Garage, premiações, etc. (nome do programa e ano): *Tempo disponível para se dedicar ao negócio e às atividades na incubadora (em horas semanais): *Possui vínculo com a UTFPR? (se sim, informe se é aluno, ex-aluno, professor ou servidor) *Link do Currículo Lattes ou Linkedin: *Nome completo dos demais sócios do empreendimento (se houver)TecnologiaIdentificação do problema *Qual problema sua solução (produto/serviço/processo) pretende resolver? Por quê este problema é relevante? Que prejuízos ele causa? A Quem? Se possível, apresente informações de fontes confiáveis que reforcem a relevância do problema a ser atacado por seu produto/serviço.Características da Solução Inovadora e Proposta de Valor *Apresente a solução inovadora que pretende resolver para equacionar ou amenizar o problema identificado. Quais são suas principais características? Qual o seu grau de inovação e diferenciação em relação às soluções existentes que, direta ou indiretamente, atuam sobre o mesmo problema? Foi realizada uma busca de anterioridade em bancos de patentes? A solução é passível de proteção da propriedade intelectual? Se sim, já foi tomada alguma medida neste sentido? Qual a proposta de valor oferecida aos clientes, ou seja, que benefícios estarão sendo entregues a eles?Viabilidade Técnica para Desenvolvimento da Solução *Existem tecnologias e conhecimentos disponíveis no mercado que permitam desenvolver e manter a solução inovadora proposta? Quais são? Vocês já as possuem e/ou as dominam? Elas são acessíveis na região? Como pretendem ter acesso a estas tecnologias e conhecimentos, caso ainda não as possuam?MercadoSegmento de Clientes e Mercado Potencial *Quais são os seus segmentos de clientes? Ou seja, qual o perfil do(s) grupo(s) de pessoas ou empresas que sofrem com o problema identificado e que vocês pretendem atender com a proposta de valor definida? Quem se interessaria pela sua solução? Eles estão geograficamente dispersos? São clientes a nível regional, nacional ou global? Qual o tamanho deste mercado de potenciais consumidores, em quantidade e/ou volume de consumo? Se possível, apresente informações de fontes confiáveis que reforcem o tamanho do mercado potencial.Análise da Concorrência e Diferenciais Competitivos *Como é a concorrência no segmento que pretende atuar? São muitos concorrentes? Eles já estão bem estabelecidos no mercado? Possuem força suficiente para dificultar sua entrada no mercado? Faça uma análise geral do nível de concorrência no segmento, tanto de concorrente diretos (com soluções similares a sua) quanto de produtos substitutos (soluções diferentes, mas que ajudam a resolver o mesmo problema atacado por sua solução). Faça também uma análise individualizada de pelo menos três dos principais concorrentes diretos ou produtos substitutos, identificando seus pontos fortes, pontos fracos e os diferenciais da sua solução em relação a eles.Canais *Como sua solução será divulgada para o público-alvo? Como os clientes terão acesso à sua solução? Como será o processo de vendas junto ao cliente? Que estratégias de relacionamento pretende adotar para fidelizar seus clientes? Informem quais as estratégias e canais de divulgação, vendas, distribuição e relacionamento com clientes pretendem adotar.CapitalModelo de Receitas *Como pretendem ganhar dinheiro com essa solução? Será através da venda de unidades produzidas, da venda de prestação de serviços, do aluguel/taxas recorrentes pela sua utilização, de taxas/comissionamento por transações efetuadas? Descrevam quais serão os modelos de receitas (ou fluxo de receitas) a serem adotados pelo empreendimento.Estrutura de Custos *Onde a empresa mais gastará dinheiro durante a sua operação? Com equipe, com pagamento a fornecedores, com infraestrutura de produção/operação, com marketing e vendas? Descrevam resumidamente quais serão os principais geradores de gastos na estrutura de custos do empreendimento.GestãoPerfil da Equipe *Quais são as pessoas envolvidas no desenvolvimento da solução? E na operação do negócio? Quais as habilidades e papel de cada uma elas? Descreva qual a equipe existente e/ou que pretende formar, tanto para o desenvolvimento da solução quanto depois, para o dia-a-dia da empresa. Informe as funções e o perfil profissional de quem vai ocupá-las, incluindo os sócios. Lembre-se que qualquer empresa possui áreas funcionais básicas como produção/operação, comercial, administrativo-financeiro e P&D (em empresas de base tecnológica), por exemplo. E é normal que, no início, algumas pessoas acumulem funções.Impactos Sociais e Ambientais *O produto/serviço ou a operação da empresa geram impactos sociais e ambientais positivos ou negativos, que sejam significativos? Se sim, quais? Trata-se de uma solução que ajudará a transformar a realidade atual de pessoas e do meio ambiente? Se sim, como? Ela pode prejudicar de alguma coletividade? De que forma? E o que fazer para amenizar este eventual impacto negativo? Nem todos os negócios geram impactos sociais ou ambientais relevantes. Se o seu projeto possui essa característica, apresente-as aqui.Plano de NegóciosEstágio de Desenvolvimento do Negócio(a) Por enquanto é apenas uma ideia, busco ajuda para desenvolver minha ideia de negócio.(b) Solução em estágio inicial de desenvolvimento.(c) Já existe um MVP ou protótipo funcional com usuários (necessária a comprovação).(d) Já está sendo comercializada (necessária a comprovação).Assinale abaixo a opção que melhor representa o estágio de desenvolvimento em que se encontra a solução proposta:Caso tenha assinalado as opções C ou D, apresente aqui fotos, documentos ou links de vídeos que comprovem que a solução se encontra em um desses estágios assinalados:Selecione ArquivoNenhum arquivo selecionado aindaDeletar arquivo enviadoCarteira de Clientes *A empresa já possui usuários dessa ou de outras soluções (mesmo que ainda não pagantes)? Já possui clientes que pagam por essa ou outras soluções? Se sim, quantos são esses clientes e qual o perfil deles?Faturamento *A empresa já fatura com essa ou outras soluções? Se sim, qual o faturamento médio mensal da empresa (se possível, tome como base pelo menos os últimos três meses)?Investimento Inicial Quais foram os investimentos já realizados? E quais ainda precisam ser feitos para que a empresa esteja pronta começar a comercializar seus produtos e/ou serviços? Todo empreendimento envolve investimentos, de maior ou menor valor. Para você nos dizer quais são estes investimentos, preencha o quadro abaixo de acordo com as seguintes instruções: - Para cada tipo de investimento informe os valores que já foram desembolsados para adquirir ou executar cada um deles ou que ainda precisarão ser gastos. - O investimento em “Desenvolvimento da Solução” reúne tudo aquilo que foi ou será gasto até ter a versão final do produto/serviço pronta para ser comercializada. Inclui gastos com mão-de-obra, horas técnicas, prestadores de serviços, materiais para desenvolvimento de protótipos, etc.; - O investimento em “Aquisição de Máquinas e Equipamentos” leva em consideração tanto a linha de produção quanto os equipamentos para as áreas administrativas, tais como computadores, impressoras, etc.; - O investimento em “Aquisição de Mobiliário” contempla os móveis em geral para as diversas áreas da empresa; - O investimento em “Matéria-prima e Insumos” se refere ao estoque inicial para aquelas empresas que têm como atividade a fabricação e/ou comercialização de produtos físicos; - O investimento em “Marketing Inicial” contempla itens como desenvolvimento de logomarca, papelaria, site, folder, embalagens, ações de divulgação, etc.; - O campo “Outros Investimentos” reúne itens diversos, tais como despesas com abertura da empresa, consultorias, advogados, mão-de-obra antes do início da operação do negócio, materiais de escritório e pequenos utensílios, etc. - O investimento em “Capital de Giro” significa a reserva financeira que a empresa precisa manter em caixa para pagar suas contas até que o faturamento do negócio seja suficiente para cobrir todas as despesas. Investimento realizado no Desenvolvimento da soluçãoAquisição de Máquinas e EquipamentosAquisição de MobiliárioMatéria-prima e InsumosMarketing InicialOutros InvestimentosCapital de GiroINVESTIMENTO INICIAL TOTAL *Estratégias para Captação de Recursos *Uma vez conhecidos os investimentos iniciais necessários, de onde virão os recursos financeiros para sua execução? Descreva resumidamente sobre as fontes de recursos que já possuem e como pretendem obter os recursos financeiros necessários para aplicar nos investimentos descritos. Exemplos: capital dos sócios, empréstimo bancário, empréstimo de familiares ou amigos (Love Money), investidores, órgãos de fomento (ex: SEBRAETEC, Fundação Araucária, FINEP, CNPq, Edital SENAI SESI de Inovação), capital próprio da empresa (para aqueles que já estão faturando), etc.Desenvolvimento do Empreendimento na Incubadora *Uma vez dentro do Programa de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores da IUT, quais são os próximos passos a serem dados pelo projeto ou empreendimento? Quais são as principais etapas de desenvolvimento da solução ou do empreendimento a serem cumpridas até que se estabeleçam no mercado ou se tornem uma empresa de sucesso? Como vocês imaginam que a incubadora poderá ajudá-los nisso?Desenvolvimento dos Empreendedores na Incubadora *Que habilidades empreendedoras os sócios entendem que ainda precisam desenvolver? Como vocês imaginam que a incubadora poderá ajudá-los nisso?EnviarPor favor, não preencha este campo.