Olá, seja muito bem vindo à Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR – Campus Medianeira!

Certamente temos oportunidades pra você no nossos processo de pré-incubação e incubação, totalmente alinhado com o ecossistema regional de inovação e que trabalha em rede com todo o sistema UTFPR. Contamos com mais de 1000 laboratórios de pesquisa, em 13 campi no estado do Paraná, e temos suporte para desenvolver o seu empreendimento em todos os eixos do modelo CERNE de incubação. Inclusive, somos uma incubadora certificada nesse modelo de excelência.

Como forma de apoiar a sua inscrição e a modelagem da sua ideia de negócio, você pode acessar um treinamento rápido te mostrando em detalhes como modelar a sua ideia para participar do nosso processo seletivo e, posteriormente, de nosso programa de incubação. Você pode acessar o treinamento gratuito clicando inserindo seus dados logo abaixo. Inserindo os dados você já será redirecionado ao treinamento:


O processo de seleção segue as etapas a seguir. E você pode conferir, em vídeo, um passo a passo de como fazer sua inscrição clicando aqui

O PROEM (Programa de Empreendedorismo e Inovação) oferece duas etapas para abrigar projetos, desde a ideação, inserção do empreendimento no mercado e acompanhamento num habitat de inovação completo. Abaixo, você poderá selecionar em qual dos dois processos seletivos gostaria de se inscrever ou acompanhar o processo seletivo.

Hotel Tecnológico (HT)

Voltado a alunos, egressos ou servidores da UTFPR. Nesta etapa trabalhamos com seu projeto na fase inicial.

Incubadora de Inovações (IUT)

Voltado para empresas que queiram prospectar seus produtos no mercado.

Perguntas mais frequentes (FAQ)

Quem somos e o que fazemos?

O Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná auxilia na criação e implantação de projetos de base tecnologia nas mais diversas áreas de atuação.

É um dos mecanismos de interação da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR desde 1997. Seu objetivo é possibilitar à comunidade interna e externa o acesso aos temas e projetos de empreendedorismo inovador. Desta forma, atua na formação da cultura empresarial e propicia espaços de desenvolvimento para projetos de empresas e empresas de base tecnológica e inovação, por meio da Incubadora de Inovações Tecnológicas.

A Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR – Campus Medianeira (IUT-MD) atua fornecendo suporte a empreendedores que desejam transformar ideias inovadoras de base tecnológica em negócios de sucesso. Neste contexto, a IUT-MD oferece orientações, capacitações, consultorias, eventos e networking relacionados aos cinco eixos do CERNE: Capital, Tecnologia, Mercado, Gestão e Empreendedor.

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) é um elemento criado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) que tem como objetivo fornecer uma plataforma de soluções visando ampliar a capacidade da Incubadora de fornecer suporte a empreendedores das mais diversas áreas de atuação no âmbito de transparência, padronização e qualidade, consequentemente aumentando sua taxa de sucesso. A principal ferramenta do CERNE é a certificação de ambientes de inovação, no sentido de garantir que esses ambientes atendam os principais requisitos para um bom ambiente de geração de negócios inovadores.

Tive uma ideia, e agora?

Se você precisa de ajuda pra desenvolver uma ideia inovadora, ou não sabe se pode ou não participar do processo de incubação, entre em contato conosco. Garantimos total sigilo de sua ideia, pois sabemos o quanto isso é importante pra você.

Qualquer inovação, seja ela em processo, produto ou serviço, tem potencial a participar do nosso programa. A inscrição é muito fácil de fazer, é só clicar aqui e conferir o passo-a-passo. Também é importante ler o Edital, pois lá estão todas as informações importantes que você precisa saber.

E não se preocupe, vamos te ajudar também na hora da inscrição, oferecemos uma capacitação para que você monte o plano de negócios antes mesmo de ingressar no programa. Legal né? Não deixe essa oportunidade passar, fale conosco que vamos te ajudar!

Quem pode participar do programa de incubação?

Qualquer pessoa física, e até mesmo jurídica, pode participar do programa. A diferença está no nível de maturidade da ideia e em qual etapa você se encaixa. Por estarmos no Parque Científico e Tecnológico (CienTech), apoiamos desde ideias recém descobertas até empresas que tenham inovação em seu escopo.

Atualmente temos duas inscrições separadas, uma para servidores, alunos ou ex-alunos da UTFPR, e outra pra comunidade externa, mas o processo seletivo é bem parecido. Clique aqui para entender como fazer sua inscrição.

Preciso pagar alguma coisa?

Para se inscrever, você não precisa pagar nada, todo o processo seletivo é feito gratuitamente. Caso você seja aprovado para participar do programa de incubação, existem taxas que são cobradas e variam de acordo com a área do ambiente cedido. Verifique no Edital essas informações com mais exatidão, mas com certeza são valores muito baixos comparado com os benefícios.

Quais as vantagens de participar?

Todos os participantes do programa de incubação têm acesso a eventos, capacitações, consultorias e à rede de contatos fornecidos pela IUT-MD. Ademais, os empreendedores têm acesso aos laboratórios e toda a infraestrutura da UTFPR em todo o estado (13 campi, mais de 1000 laboratórios). Até mesmo parcerias com projetos de outras incubadoras são facilitados por esse relacionamento entre os campi.

Também é extremamente importante o ambiente em que a incubadora está localizada no CienTech, altamente favorável ao surgimento de inovação, geração de networking e participação em eventos de empreendedorismo.

Quais são minhas obrigações?

Os participantes têm o dever de:

  • participar das capacitações, consultorias e assessorias ofertadas pela IUT-MD e que sejam exigidas pela equipe de gestão para sua própria evolução dentro do programa.
  • participar dos eventos e ações para os quais forem convidados através da equipe de gestão e também precisam contribuir com seu próprio acompanhamento, tanto nas sessões de planejamento quanto de monitoramento de sua evolução como empreendimento.
  • pagar as contribuições acertadas em contrato.
  • responder aos questionários de acompanhamento anual, mesmo aos empreendimentos já graduados.

Contato

Fique a vontade para conversar conosco. Será um prazer atendê-lo pessoalmente, ou mesmo por email ou telefone.

Endereço e-mail: iut-md@utfpr.edu.br
Telefone: (45) 3240-8100

Nossos parceiros